Um dia em Brescia
Ainda na minha última viagem a Itália, guardei um dia para ir a Brescia, que fica a menos de uma hora de comboio de Bergamo. Escolhi Brescia porque queria ir a um jogo de futebol e o Brescia jogava de tarde com a Sampdoria. Havia jogos da serie A, mas eram fora de Bergamo, à noite, não me quis meter em aventuras maiores. Além disso, a serie B é sempre encantadora, não é muito cara, e leva-me aos anos 90, já o ano passado o senti num Parma - Benevento.
Mas antes do jogo havia uma nova cidade para ver. O dia estava bonito, sem nuvens e céu bem azul, um tempo que favorece sempre a paisagem e as fotos a tirar.
Saí de Bergamo pouco depois das 10h, chegando a Brescia pelas 11h. Da estação de comboio desci ao moderníssimo metro, comprei bilhete para o dia todo e segui para a Piazza Vittoria. Era dia de feira e a praça estava muito animada.
Já tinha lido que as 3 (3!) principais praças de Brescia eram quase coladas umas às outras, por isso comecei por esta, segui para a lindíssima Piazza della Loggia, onde continuavam a feira e animação. Tomei um saboroso cappuccino, cheio de densa espuma, imprudentemente perto do meio-dia (mas não resisto), no Caffè della Stampa.
Dali saí para a Piazza Paolo VI, onde ficam os dois Duomo da cidade, Duomo Nuovo (datado do séc. XVII) e Duomo Vecchio (do séc. XII). Aqui já não se avistavam bancas e feirantes, mas a animação continuava, pelas várias esplanadas, cheias num convívio de pré-almoços de domingo.
Prossegui no passeio pela História, para o forum romano de Brescia - mais uma praça central,esta do séc I AC, embora já não funcione como tal -, Brixia na altura. Gosto muito desta harmonia entre ruínas e monumentos de várias épocas. O forum de Brescia não é grande, mas está bastante composto para se ter uma ideia de como seria na altura. Todo o complexo arqueológico foi declarado Património Mundial pela UNESCO.
À hora de almoço consegui lugar no piccolo e acolhedor Ágora Caffé, graças à disponibilidade e sentido prático do não-sei-se-dono mas estava a organizar mesas e pedidos. Um serviço simpático e rápido. Almocei casoncelli alla Bresciana, porque estva nesta senda de provar esta pasta tradicional da zona.
Depois fui tomar um café e, porque isto também faz parte da vida de viajante/turista, carregar o telemóvel para o MacDonald's do sítio, para que até ao fim do dia não me falhasse a bateria. Não tinha a certeza se no futebol deixariam, por isso não levei powerbank.
Perto das 15h comecei a dirigir-me ao estádio, conto num próximo post.